terça-feira, 6 de abril de 2010

Tentações de inverno

Aproveitando que a temperatura caiu, nada mais sugestivo que uma bela carne assada, guarnecida com um molho encorpado na medida certa, harmonizado com um bom vinho tinto seco e robusto.


Só isso seria suficiente para fazer os amantes desta iguaria salivarem. Mas a proposta vai além. A idéia aqui é provocar sensações e fazê-lo apreciar a carne, beber o vinho, e completar a refeição com uma boa fatia de pão, que arrematará o molho final, acumulado ali, no fundo do prato. Depois, satisfeito, um bom café servirá de trunfo digestivo.

A receita em questão foi testada no Dia dos Pais do ano passado, porém com uma adaptação: ao invés do molho de tomates, fiz um molho madeira, que também ficou – digamos – bastante sugestivo. Confiram o passo-a-passo:

Maminha recheada com provolone

Uma peça de maminha totalmente limpa;
Uma peça de provolone de 200g;
100g de manteiga;
Orégano;
Sal e pimenta do reino.

Molho:
Três latas de tomate pelado, batidas no liquidificador (não peneirada);
Seis tomates frescos maduros, sem casca, picados em cubos;
Um dente de alho picado;
Dois gramas de orégano;
Uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
Uma colher (sopa) de manteiga;
100 ml de caldo de carne;
100 ml de vinho tinto;
Açúcar;
Sal e pimenta do reino.

Modo de preparo do molho:
Leve uma panela funda com o azeite e a manteiga ao fogo médio. Após dourar o alho, nesta panela, acrescente o tomate em cubos, e aguarde alguns segundos. Acrescente, então, o orégano, refogue rapidamente e inclua o tomate pelado, o caldo de carne e a taça de vinho. Tempere com sal e pimenta. Corrija a acidez com um pouco de açúcar, caso necessário.

Modo de preparo da carne:
Utilizando a manteiga em temperatura ambiente, o orégano, o sal e a pimenta, forme uma pasta misturando-os bem. Faça um corte centralizado na peça de carne, pela parte traseira, sem deixar abrir as laterais da carne. Neste vão passe a pasta uniformemente. Insira a peça de provolone, com muito cuidado para não rasgar a carne. Costure a carne com barbante e ajuda de uma agulha. Envolva-a em papel alumínio e perfure-o para que o molho possa penetrar. Deixe cozinhando em fogo baixo por duas horas em panela fechada ou 40 minutos em panela de pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário