terça-feira, 13 de abril de 2010

Reciclando o semi-pronto

Domingão preguiçoso e friozinho... Dia clássico para um almoço mais intimista e familiar, se não fosse a vontade de não fazer nada. Motivada pela preguiça-nossa-de-cada-dia, e com dois expectadores atentos e famintos (Leandro e Tequila), decidi visitar um açougue em busca de algo semi-pronto para facilitar a empreitada.

Não pude resistir a tentação de entrar em uma casa de carnes retrô, com cara de "estabelecimento dos tempos da vovó", na qual - caprichosamente - estavam dispostos todos os mais variados tipos e cortes de carnes. Decidi, ali, levar um quilo de um caprichoso bife à role, que ficaria perfeito se acompanhado por arroz branco com ervas e saladinha de folhas verdes.

Feita a escolha, quis dar um toque pessoal para a carne... algo que não a deixasse tão "semi-pronta", tão óbvia. O molho foi crucial e tornou o cardápio trivial em um almoço de arrancar suspiros e elogios. Anote e inspire-se:

Molho:

Cebola ralada
Alho triturado
Azeite extravirgem
Sal à vontade
Meia xícara de vinho tinto seco
Uma lata de molho de tomate
Um tomate picado
Um pacote de caldo de carne em pó
Cebolinha cortada em rodelas fininhas para finalizar

Preparo:

Refogue no azeite a cebola e o alho (a gosto). Adicione os bifes em disposição circular. Doure-os dos dois lados. Acrescente o tomate picado e deixe-o murchar. Adicione o vinho e o sal. Vá virando os bifes até que o vinho esteja reduzido. Despeje o molho de tomate, acrescente o caldo de carne em pó e adicione metade de uma lata medida de água. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos.

Retire da panela, cubra os bifes com o molho do cozimento e finalize com a cebolinha fatiada.

Simples assim!

Dica extra: Faça um pão caseiro ou compre uma ciabata. Mergulhar o pão no molho encorpado pelo vinho, pelo tomate e pela carne é, no mínimo, reconfortante.

Bon Appétit!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário