terça-feira, 4 de maio de 2010

Cozinhe no Dia das Mães


Dia das Mães... o domingo mais propício para reunir a família à mesa. A data sugere um tributo à pessoa que mais se esforça - literalmente - para que você viva o melhor de sua vida. Provavelmente é dela que virão as melhores lembranças de mesas fartas e estômagos satisfeitos.

Então, nesta data, nada mais justo que poupá-la do serviço.

Não! A alternativa não é levá-la a um restaurante abarrotado de pessoas e servi-la refeições impessoais, em um ambiente barulhento e conturbado. A ideia proposta aqui é oferecer um almoço feito por você.

Não se desespere! Mesmo os mais inexperientes quando o assunto é pilotar o fogão, podem surpreender. Ainda que você tenha de recorrer aos semi-prontos. Ou, quem sabe, comprar tudo pronto mesmo, contanto que dedique meia hora de sua manhã ao preparo de uma sobremesa ou à colocação de uma mesa com capricho.

O fato é que quando nos dedicamos a fazer aquilo que nos fazem todos os dias, sem precisar de uma data especial, o “presente” ganha ares de reconhecimento e admiração. Quer homenagem mais justa?

O La Cucina traz um menu fácil, descomplicado, que requer mínimo esforço, mas que encherá os olhos de quem o trouxe ao mundo. Anote, dedique-se e surprenda!

Penne Napolitano

500 gramas de penne
Um litro de água fervente, sem sal e sem óleo

Preparo:
Cozinhe o macarrão ao ponto al dente, escorra e reserve.

Molho:
800 gramas de alcatra ou coxão mole em cubos
100 gramas de toucinho defumado em cubos
Azeite
Uma cebola grande ralada e cinco dentes de alho
Dois quilos e meio de tomates maduros, porém firmes, sem pele e sem sementes, picados grosseiramente
Uma folha de louro
Dois copos de água
500 ml de vinho tinto seco
Duas colheres (sopa) de extrato de tomate
10 folhas de manjericão fresco
Sal, pimenta do reino e parmesão ralado à gosto

Preparo:
Tempere a carde com o sal. Em uma panela, adicione o azeite, de forma que cubra o fundo da panela. Doure a cebola. Acrescente a carne e o toucinho, dourando-os de ambos os lados. Junte os tomates, o louro e a água. Deixe secar e acrescente o vinho, mexendo sempre. Quando a bebida secar, vá pingando água aos poucos, até que a carne amacie e os tomates desmanchem. Adicione o extrato de tomate e mexa bem. Espere o molho encorpar. Coloque o manjericão. Corrija o sal e acrescente a pimenta. Retire a carne e sirva o molho com a massa desejada, salpicando tudo com parmesão ralado. Disponha os pedaços da carne sobre a massa, já regada pelo molho.

P.s.: Este é um prato único, que dispensa acompanhamentos. Sirva-o com uma boa taça de vinho tinto e arremate com uma mousse de maracujá. Simples, rápido e saboroso.

Mousse de Maracujá

Uma lata de creme de leite
Uma lata de leite condensado
Uma lata medida de suco de maracujá concentrado

Preparo: 
Bater tudo no liquidificador e levar à geladeira por duas horas.

Feliz Dia das Mães e Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário