quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comidas de Inverno

Com a queda da temperatura, nada melhor do que aquecer o corpo e a alma com pratos fumegantes, repletos de acolhimento e conforto. Pensando nisso, o La Cucina inicia hoje uma cobertura completa de pratos exclusivos de inverno.

A série trará sopas, caldos e pratos encorpados, de deixar qualquer mortal babando. Eu garanto! Então, para começar, uma versão mais ousada da simples sopinha de legumes. Receita da jornalista, colegade trabalho no iG, e chef de cozinha, Alessandra Blanco. Anotem e deliciem-se!

Sopa de legumes e caldo de frango
1 peito de frango
2 litros de caldo de legumes
3 batatas grandes ou 4 médias
3 cenouras
1 chuchu
1 abobrinha
1 alho-poró
3 colheres de sopa de grãos de milho
3 colheres de sopa de ervilhas
4 vagens (de preferência aquela fininha)
10 cogumelos Paris tamanho pequeno
sal, pimenta e azeite à gosto

Preparo:

1- Lave bem todos os legumes. Depois corte as batatas, as cenouras, o chuchu, a abobrinha e as vagens em quadrados pequenos (brunoise) e uniformes. E corte os cogumelos em fatias fininhas.
2- Coloque em uma panela de pressão todo o caldo, o peito de frango cortado em dois pedaços, as batatas, as cenouras e o chuchu. E leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe no fogo por 10 minutos, depois desligue.
3- Espere a panela esfriar e sair toda a pressão. Abra-a, acrescente a abobrinha, o alho-poró, o milho, a ervilha e a vagem. Tampe novamente a panela de pressão e leve ao fogo. Deixe ferver por mais 5 minutos e desligue.
4- Espere, de novo, a panela esfriar e sair a pressão. Abra-a, retire uma metade do peito de frango e reserve. A outra metade deve ser desfiada e acrescentada novamente ao caldo. Coloque também os cogumelos e leve mais uma vez ao fogo. Tempere com sal e pimenta. Deixe uns 5 minutos e desligue. Antes de servir, coloque um fio de azeite.

Sirva com torradas e com um punhadinho de queijo parmesão. Além de uma bela taça de vinho tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário