segunda-feira, 29 de março de 2010

Novos experimentos

O fim de semana foi de novos experimentos. Seja no sentido culinário, seja na observação do curso da vida. O tom filosófico ao qual me refiro regeu um jantar que ofereci para a família do maridão. Uma maneira carinhosa, sobretudo para ele, de reunir pessoas e aquecer corações há muito distantes.


Como cardápio, escolhi fazer uma costela de porco parecida com a servida na rede Outback, uma receita do meu irmão mais velho, guarnecida de arroz branco, feijão com “tranqueira” e saladinha verde. De sobremesa, um mousse de maracujá servido em cama de brownie com nozes. Embora o jantar não tenha arrancado elogios eufóricos, não sobrou quase nada. Então penso que vale a tentativa de repetirem o cardápio em casa, em uma ocasião que sugira acolhimento de alma e de estômago. Anotem:

Costela de Porco Outback

Dois quilos de costela suína
Alho a gosto
Sal a gosto
Limão a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Tempere a costela com pelo menos quatro horas de antecedência. Deixe a carne marinando no tempero.

Molho:

Duas medidas de extrato de tomate (usei como medida um copinho americano)
Uma medida de molho inglês
Uma medida de mel ou Karo
Uma medida de mostarda
Uma colher de chá de pimenta síria

Preparo:
Pincele o molho na costela e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em fogo médio para assar, por aproximadamente uma hora. Descubra a costela e pincele novamente. Repita o processo de pincelá-la por, pelo menos, quatro vezes, até que ela esteja bem vermelhinha e dourada.

Sirva com arroz branco, feijão com pedacinhos de calabresa e bacon (vulgo “tranqueira”) e saladinha verde, com tomate cereja e soja torrada. Fica ótimo! Desta vez, não convidei o mestre cuca que me passou a receita para jantar. Mas na próxima, convido, em agradecimento pela boa dica.

Mousse de Maracujá em cama de brownie

Duas latas de creme de leite
Duas latas de leite condensado
Uma lata medida de suco concentrado de maracujá

Preparo:
Bata tudo no liquidificador até obter um creme encorpado. Faça ou compre um brownie pronto e corte em cubos, depois amasse os cubos no fundo de um refratário, forrando uma espécie de caminha. Regue-a com uma dose de Amarula. Cubra com a mousse e leve à geladeira por duas ou três horas.

Bon Appétit!!!

Um comentário:

  1. Toda a mulher sabe que preparar comida a quem se ama dá uma sensação maravilhosa. Mas, também, têm vezes que fazer um banquete para quem é mais distante pode fazer a gente se sentir bem, no sentido altruístico da coisa, entende? rs
    Bjos

    ResponderExcluir