terça-feira, 22 de junho de 2010

Descoberta de sabores: maçã!

Eu sei... eu sei! Faz algum tempo que não passo por aqui. Mas, apesar da correria, continuo me aventurando em invenções gastronômicas, que me relaxam, me revigoram, enchem a casa de vida e aromas, além de contribuírem para a expansão corporal desta, que vos escreve.

Mas não dá para pensar em dieta, quando o dia clama por alguma delícia quentinha, acompanhada de um suave chá ou de um confortável copo de leite quente. A receita de hoje é isso: um clássico dos tempos da vovó, mas com um toque bem contemporâneo.

E, para acompanhar, uma deliciosa sessão de cinema em casa. E aqui vale outra dica: assistam ao filme Julie & Julia, baseado na trajetória de Julia Child (Meryl Streep), uma mestra da culinária francesa dos anos 50. O longa promove o encontro cinematográfico de Julia, com Julie Power, uma jovem entediada com seu trabalho e com os rumos de sua vida, que encontra prazer em uma paixão em comum: cozinhar.

Anotem a receita e se deliciem:

Bolo de maçã a la Fernanda

Quatro maçãs descascadas, cortadas em cubos
O suco de dois limões
Três colheres de sopa de manteiga sem sal
Quatro ovos
Uma colher de sopa de fermento em pó
Um copo de açúcar
Dois copos de farinha de trigo

Preparo:
Coloque as maçãs em cubos de molho no suco de dos limões e reserve. Bata as claras em neve e reserve. A parte, bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme homogêneo e macio. Junte a farinha de trigo peneirada e bata mais um pouco. Escorra as maçãs e as adicione, junto com a clara em neve, mexendo levemente. Adicione o fermento em pó, misturando bem. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos, até que fique dourado.

Quando estiver morninho, desenforme e polvilhe com açúcar e canela.

P.s.: Quer uma orgia calórica? Sirva o bolo ainda quente com uma generosa bola de sorvete Häagen-Dazs de doce de leite. Arremate com uma simpática porção de spray de chantilly e uma folhinha de hortelã.

Bon Appétit!

3 comentários:

  1. Nossa, que receita maravilhosa! Não vejo a hora de chegar o fim de semana e testá-la...ou melhor, saboreá-la. Parabéns, Fê!

    ResponderExcluir
  2. Parece perfeito! Preciso dizer também que suas fotos estão ótimas...só tão aumentando minha gula, rs.

    ResponderExcluir
  3. A gente come com os olhos! Por isso, a apresentação de um prato é tudo. rsrs.

    ResponderExcluir