quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cozinhar transforma

É inegável que chego em casa destruída. Tenho dias bastante puxados, com direito a acordar todos os dias às 5h20 da matina e retornar à minha casa entre 20h30 e 21h. Não é fácil. Mas é muito bom!


O fato é que, além da paixão pelos alimentos e por sua elaboração, amo também a minha profissão, o que me garante ânimo extra quando o assunto é acordar cedo e dormir tarde. Mas, o foco não é esse.


E você, caro leitor, deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com um blog de culinária. E eu te explico: cozinhar transforma. Mexe com os alimentos, com o humor, com o bem estar e, sobretudo, com as pessoas.


 Meu marido e fiel incentivador casou comigo sem saber fritar um ovo. Mal acostumado, preferia comer qualquer porcaria congelada a se aventurar pelo fogão. O fato é que, depois de três anos e três meses de vida a dois, ele se rendeu à paixão culinária e já ensaia seus primeiros pratos. 


Ontem ele executou - sob a minha supervisão - um delicioso bife à rolê, com direito a molho de vinho e tudo! Não é um sucesso?! Nada é impossível aos motivados.


E, se você quer entrar na onda e se render aos prazeres relaxantes desta arte, pode começar pela receita de hoje: um bolo de mandioca caramelado. Fácil, gostoso, regional e típico, para a época do ano em que pipocam festinhas juninas.


Aproveite, delicie e relaxe... essa é a proposta!


Bolo de Macaxeira Caramelado

500 gramas de mandioca ralada
100 gramas de manteiga sem sal
Uma lata de leite condensado
Quatro cravos
50 gramas de coco ralado
Um ovo

Para o caramelo:         
1 kg açúcar

Modo de fazer o caramelo: 
Em uma frigideira coloque o açúcar e leve a fogo baixo mexendo sempre até dar ponto de caramelo, coloque em uma assadeira untada com manteiga e reserve.

Modo de fazer o bolo: 
Em um bowl, junte o ovo, o leite condensado e a manteiga e bata até obter um creme. Acrescente a mandioca, o coco e o cravo, misture tudo e coloque na assadeira sobre o caramelo. Leve ao forno aquecido a 140ºC por 20 minutos ou até que esteja assado. Deixe esfriar e mantenha a temperatura ambiente. Não coloque na geladeira para não endurecer.

2 comentários:

  1. Sensacional essa do maridão começar a curtir cozinhar com vc, hein, Fê?! Agora esse bolo...humm...só pode ser incrível. Agora tô na duvida se tento fazer esse ou o de maçã neste fim de semana. O que vc sugere para uma iniciante como eu? Que receita é mais arriscada para quem só sabe fazer muito bem pipoca de microondas?

    ResponderExcluir
  2. Para quem tá começando, não adianta tentar um prato francês, que é desastre na certa! Mas em geral, um bolo básico, como o de maçã, do post anterior, ou um macarrão especialzinho, é um bom começo. Arrisque-se e tome gosto!

    ResponderExcluir